ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
Musicalização em formato Live Streaming na rede social Instagram durante pandemia: Uma experiência de reflexividade (Auto) biográfica
Bárbara Trelha Oliveira

Última alteração: 2021-10-11

Resumo


Relato a experiência de ensino-aprendizagem musical remota que realizei dentro da plataforma Live streaming da rede social Instagram. A experiência ocorreu no período de 15 de maio a 24 de junho de 2020 durante a pandemia, com crianças de uma escola montessori de educação infantil onde atuo como professora de música desde 2017. Para construir o debate a partir de uma experiência de reflexividade (Auto) biográfica, revi as atividades arquivadas em vídeo buscando bases para reflexões pertinentes. As experiências registradas e utilizadas neste relato se encontram publicitadas e disponíveis na rede social Instagram. Para compor este trabalho, as postagens e arquivos foram separados em seis categorias e seus conteúdos foram separados por temáticas. Alguns momentos de interação com as crianças foram utilizados para exemplificar questões como escolhas metodologias aplicadas, recursos utilizados e conteúdos musicais trabalhados. Apoiada na teoria do fluxo e em reflexões referentes ao uso das tecnologias no campo da educação musical, busco nas situações vivenciadas, diálogos pertinentes com a reflexividade (Auto) biográfica, apontando para congruências existentes entre as atividades que realizei e alguns preceitos da filosofia montessori adotada pela escola onde atuo como educadora musical. Discorro sobre a reflexividade que a estruturação da narrativa despertou e comento as subjetividades implícitas no exercício de evocar experiências já vividas, trazendo-as para o tempo presente, dando voz aos significados e ressignificações emergentes na própria narrativa.


Texto completo: PDF