ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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O uso do Software musibraille na musicografia braille: exemplo de TDIC no ensino de música da educação básica com educandos cegos
ALESSANDRO JOSÉ DE ARAUJO FREITAS, Brasilena Gottschall Pinto Trindade

Última alteração: 2021-11-01

Resumo


Este artigo objetiva apresentar o Software Musibraille como um exemplo de Tecnologia Digital da Informação e da Comunicação (TDIC) a serviço da Musicografia Braille, presente no ensino de música na educação básica com educandos cegos. Seus objetivos específicos são: sinalizar os perfis do ensino de música e dos educandos cegos; apresentar a Musicografia Braille e o Software Musibraille. Ao final, será respondida à questão problema: Como o Software Musibraille, a serviço da Musicografia Braille, poderá contribuir no ensino de música com educandos cegos da educação básica? Sua metodologia aborda a pesquisa qualitativa, em paralelo com a pesquisa bibliográfica, quanto ao seu procedimento. Nesse sentido, apoia-se em documentos e autores que defendem a educação para todos, o ensino de música na educação básica, o educando cego, a Musicografia Braille e o Software Musibraille. Ao final, sinaliza-se que o Software Musibraille contribui com o ensino de música aplicado às pessoas cegas por: promover, de forma acessível, o registro em braille de variadas músicas; disponibilizar, gratuitamente, aos interessados; e ser de fácil acesso ao educador e aos educandos videntes e/ou cegos. Por ele ser um software ligado à música, consequentemente, faz-se presente e oportuno no ensino fundamental e médio quanto às ferramentas TDIC.


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