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A construção dos saberes docentes na educação musical: estudos preliminares dos trabalhos produzidos nos últimos 10 anos no Brasil
Última alteração: 2021-10-19
Resumo
Esta comunicação tem como objetivo mapear artigos acadêmicos escritos no Brasil, nos últimos dez anos, que abordam experiências, reflexões e perspectivas a respeito da construção dos saberes docentes no professor de música, visando o estado do conhecimento nesta temática. Configura-se, assim, uma pesquisa de natureza exploratória do tipo bibliográfica, na qual foi utilizada a ferramenta de busca online diretamente nos repositórios dos periódicos brasileiros de pesquisa em música de qualis A1 e A2, a partir de combinações entre os descritores “saber$”, “docente$”, “construção”, “conhecimento” e “docência”, fazendo uso de mecanismos de filtro. Foram selecionados dez trabalhos que atenderam aos critérios desta revisão sendo divididos em quatro eixos temáticos definidos após a leitura de seus resumos e palavras-chave: 1) escola de educação básica; 2) ensino de instrumento; 3) aula de música para idosos; 4) programa de Iniciação à docência. Ao analisar os artigos encontrados, concluiu-se que os saberes docentes vêm sendo abordados em diferentes contextos do ensino de música e que os termos utilizados para referir-se a eles são diversos. Além disso, foi possível verificar uma preferência em abordar o tema através da investigação (auto)biográfica, por meio de narrativas. Para a continuação desta investigação, percebe-se a necessidade de ampliar os locais de buscas bem como abarcar produções acadêmicas em outros formatos.
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