ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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Habitus conservatorial: apropriações do conceito nos anais do Congresso Nacional da ABEM (2012 – 2020)
Marcus Vinicius Medeiros Pereira, Maria Angélica de Toledo Calderano da Costa, Debora Andrade, Sara Paraguassú Santos do Vale, Amanda Martins Barbosa

Última alteração: 2021-12-20

Resumo


O presente texto expõe uma análise dos artigos que abordam o termo habitus conservatorial nos anais dos congressos nacionais da ABEM publicados entre 2012 e 2020. A pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico teve como objetivo analisar o uso e a apropriação do termo habitus conservatorial em pesquisas da área da Educação Musical, evidenciando quais os temas das pesquisas em que o termo é utilizado, quais os contextos empíricos dessas pesquisas, e como o conceito tem sido compreendido e colocado em ação nas análises empreendidas. A análise foi conduzida a partir dos processos de codificação propostos pela Teoria Fundamentada nos Dados e os dados foram organizados em categorias. Os resultados mostram a permanência da compreensão de um modelo conservatorial estático que é reproduzido, e a utilização do conceito numa aplicação direta nos dados empíricos, evidenciando a não compreensão do termo como uma construção típico-ideal e da teoria praxiológica de Pierre Bourdieu que o fundamenta.

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