Última alteração: 2021-10-14
Resumo
Frente ao atual cenário social imerso em plataformas tecnológicas e midiáticas, pensar uma educação musical condizente com a contemporaneidade é impreterível. Neste trabalho, busco sintetizar as principais ideias e resultados presentes em minha dissertação de mestrado, que investigou as possibilidades de diálogo entre duas áreas: a Educação Musical e a Educomunicação. O campo de pesquisa foi a EMEF Desembargador Sebastião Nogueira de Lima, localizada no distrito da Brasilândia, zona norte da cidade de São Paulo/SP. A prática ocorreu integrada aos projetos educomunicativos em andamento na escola e realizados com o apoio do Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Os procedimentos metodológicos pautaram-se na pesquisa qualitativa experiencial e contaram com ferramentas como diário de campo, registros audiovisuais e entrevistas semiestruturadas com os participantes. Dentre os principais resultados estão a construção de conhecimentos musicais e desenvolvimento de uma musicalidade crítica, bem como a concepção e utilização mais conscientes de dispositivos tecnológicos e comunicacionais dentro. Esta pesquisa apresenta a Edu(comuni)cação Musical como uma nova abordagem pedagógico-social, sob uma perspectiva horizontal e dialógica, contra o pensamento hegemônico de uma educação bancária.