Última alteração: 2021-10-13
Resumo
O presente trabalho tem como proposta trazer a discussão dos THEs (Teste De Habilidades Específicos) pelo fato de ser um assunto muito comentado nos entornos universitários, mas pouco discutido em trabalhos acadêmicos, através de levantamento de artigos e organização dos documentos. A pesquisa tem como metodologia uma revisão narrativa, na qual foram coletados dados nos anais dos congressos regionais da ABEM (Associação Brasileira de Educação Musical), cujo resultado da busca apresentou um número muito pequeno (n=3) em relação à quantidade total de publicações (n=1485). Os dados foram organizados com inspiração na Grounded Theory. A análise dos resultados dá conta de dois focos temáticos dos artigos – que são, na maioria, relato de experiência: Organização e dinâmica de realização do THE; e Descrição histórica do THE na IES. Outrossim, também se discutem concepções sobre o THE, especialmente nas questões habilidades presentes e prognóstico futuro. Estes resultados sugerem que, apesar de ser um tema frequente nos diálogos, a pesquisa difundida na literatura cinza parece não dar a devida atenção ao tema, o que gera a necessidade de estudos futuros.