ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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A música coral africana: reelaboração e interpretação de cinco canções de quatro danças tradicionais moçambicanas para coros de vozes afins e mistos, a cappella e com acompanhamento
Mauro Albino Muhera, Vladimir Alexandro Pereira Silva

Última alteração: 2022-01-18

Resumo


O objetivo geral desta pesquisa, ainda em andamento, é utilizar cinco canções de quatro danças tradicionais moçambicanas na produção de repertório para coro misto e/ou de vozes afins, a cappella e com acompanhamento. O trabalho exploratório, que envolve levantamento bibliográfico e pesquisa-ação, está dividido em três partes. A primeira será dedicada à revisão bibliográfica, que contemplará as práticas musicais em Moçambique, tomando como base vários estudos (CHEMANE, 2018; CUCHE, 2014; MACHACULA, 2014; PEREIRA, 2011; SILAMBO, 2017 e 2020; AROM, 1991). Na segunda etapa serão feitas as reelaborações de cinco canções moçambicanas, incluindo: a) Martindjani e Malalani Mutxidwe, oriundas da dança Makhara, da etnia Chopi, transcritas pelos pesquisadores; b) Mayezane, canção da dança Xigubu, do Sul do país; c) Unga Hlupheki, uma Marabenta com letra de Pfane, transcrita por Muiambo (2017); e d) Seke, dança Utse, do centro de Moçambique, transcrita por Ilídio Manica. A terceira, e última fase, consistirá na condução de ensaios e de um recital contemplando o repertório em foco. Os resultados parciais indicam que a investigação será fundamental para expandir as opções dos conjuntos musicais, pois predominantemente os coros escolhem seus repertórios a partir da literatura eurocêntrica, tanto por questões econômicas e políticas quanto por conta do desconhecimento, inacessibilidade e preconceito. A produção de conhecimento sobre a música moçambicana é relevante, porque ao entrar em contato com a música de diferentes países, regentes e cantores passarão a ter uma visão mais ampla das músicas do mundo, e isso é essencial para qualquer atividade artística e educativa.


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