ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
Estrutura e organização do curso online de guitarra elétrica de Mateus Starling: especificidades e possibilidades didático-pedagógicas em educação musical online
Alerson Donizete de Oliveira, Vania Malagutti Loth

Última alteração: 2022-01-17

Resumo


Esse texto apresenta análises parciais de dados coletados durante uma pesquisa de mestrado em andamento que aborda o ensino e a aprendizagem de guitarra elétrica na modalidade online e que se vale de espaços digitais de interação. A metodologia está baseada na investigação qualitativa a partir da netnografia (KOZINETS, 2014). Como referencial teórico, abordo principalmente o conceito de Comunidades de Prática (LAVE e WENGER, 1991; WENGER, 1998). No presente texto o intuito é apresentar como o curso online de guitarra elétrica produzido por Mateus Starling se organiza enquanto espaço fomentador de estudos do referido instrumento. Isso é feito através de análise parcial de dados coletados de duas entrevistas semiestruturadas: uma com Mateus Starling, produtor do curso em questão e outra com Mitch Gritlet, administrador dos grupos online que fazem parte do curso. Os resultados parciais mostram que o modelo de curso online de guitarra investigado não possui precedentes semelhantes no Brasil, pois consegue disponibilizar os conteúdos didáticos via internet sem que se perca a expressividade e desenvoltura de uma aula que ocorre em grupo no formato presencial. Os resultados mostram ainda que o engajamento e interação dos alunos de guitarra dentro dos grupos online, fazem com que os organizadores do mesmo estejam sempre em movimento em relação aos materiais didáticos disponibilizados na plataforma virtual. Isso revela que a preocupação em manter a qualidade dos materiais didáticos do curso ocorre a partir da própria demanda dos alunos ingressantes, os quais têm voz ativa dentro da comunidade online de membros.

Texto completo: PDF