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As representações sociais de professores sobre música e a docência na educação básica: uma visão geral do desenvolvimento da pesquisa
Última alteração: 2021-10-31
Resumo
Este trabalho tem por base apresentar uma visão geral de uma pesquisa que teve como direcionamento estudar as representações sociais de professores de música sobre música, pautado na teoria de Moscovici e no núcleo central de Abric. Para seu desenvolvimento tivemos que entrar no mundo desses professores através de um contato direto com as suas histórias de vida musical, que passaram a ser conhecidas por meio de suas próprias revelações em um processo autobiográfico. Para isso, utilizamos entrevistas narrativas e entrevistas semiestruturadas, a fim de reconhecer e compreender as representações sociais de música de professores atuantes na educação básica. Desta forma, este trabalho teve como objetivo geral: compreender as representações sociais sobre música de professores de música da rede pública municipal. E para alcançar tal objetivo direcionamos os seguintes objetivos específicos: analisar as representações sociais da música de professores em relação às suas diferentes vivências musicais; identificar como os professores concebem a música na escola; analisar fatores que contribuem para as estruturações de suas representações sociais. Com base em uma metodologia qualitativa, estruturamos a análise dos dados através de categorizações e associações das narrativas por meio de tabelas, e gráficos de análise textual por maio do software Iramuteq. Destacamos que a análise dos dados proporcionou a identificação de diversos aspectos que evidenciaram as suas representações e seus processos de construção
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