Última alteração: 2021-10-20
Resumo
O presente relato de experiência pedagógica aborda a aplicação do Método Suzuki em um espaço de Educação Musical, com uma aluna cega e cadeirante, portadora de artrogripose que apresenta consequente rigidez nas articulações. As práticas aqui descritas referem-se ao processo de ensino-aprendizagem que foi trabalhado com a aluna nas aulas individuais e coletivas de piano, no período de fevereiro de 2018 a junho de 2021. O relato tem como objetivo principal apresentar os desafios e conquistas da aluna em relação ao aprendizado do piano, e a proposta baseia-se em uma Educação Musical norteada pelo Método Suzuki. Entre os principais resultados observados até agora destacam-se a atitude colaborativa dos colegas e a superação de dificuldades como o uso do polegar, a execução de notas com som legato e grandes intervalos, bem como a crescente motivação da aluna, o grande envolvimento dos pais e os avanços no processo de aprendizagem musical, o que contribui para a discussão acerca da aplicação do Método Suzuki com alunos de inclusão.