ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
Sonorizando histórias infantis com unidocentes em formação do curso de pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande: um relato de experiência no ensino remoto
Marisa Nóbrega Rodrigues

Última alteração: 2022-01-17

Resumo


Este trabalho tem como objetivo relatar uma experiência vivenciada com discentes do curso de Pedagogia na disciplina Arte na Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental I, da Universidade Federal de Campina Grande, durante o ensino remoto. Para viabilizar a prática pedagógica, buscou-se a elaboração de vídeos de histórias infantis, sonorizadas com instrumentos musicais alternativos. Como opção metodológica, primeiramente, ancoramo-nos em educadores musicais que discutem sobre histórias infantis sonorizadas (BRITO, 2003; CUNHA, 2019; WERLE, 2011; REYS,2011), e tratam do uso da tecnologia em tempos de pandemia (MATOS, 2020; BARROS, 2020). Após a elaboração das histórias, os discentes construíram caixinhas com sons pesquisados no ambiente de suas casas para, posteriormente, utilizá-las na sonorização das histórias. Ao final, elaboraram um cenário com objetos encontrados em suas residências e, em seguida, registraram a atividade em vídeo, compartilhada com a turma. Como resultado, observamos que as adequações e adaptações ao ensino remoto possibilitaram o aprendizado do uso de tecnologias para o ensino de música e, alinhadas às histórias infantis criadas e sonorizadas, fomentaram, assim, a formação de futuros professores unidocentes na área da educação musical infantil.


Texto completo: PDF