Última alteração: 2021-10-11
Resumo
Em tempos de pandemia, o trabalho no formato remoto tem tido, cada vez mais, a adesão da população em geral. E isso não é diferente em relação à Educação Musical, incluindo-se neste contexto o processo de ensino/aprendizagem de instrumentos musicais. Este artigo tem como objetivo apresentar uma problematização acerca desse tema e algumas estratégias que têm sido utilizadas com sucesso em aulas de piano ministradas, de forma remota e síncrona, a crianças entre 6 e 12 anos de idade, alunas do XXXXXXXX em XXXXXXXX, desde março de 2020. As estratégias identificadas são: a) plataformas digitais e outros recursos, b) ambiente para a realização das aulas c) planejamento das aulas, d) jogos e sonorizações, e) piano a quatro mãos de forma remota, e f) compartilhamento de vídeo / verificação do aprendizado. Conclui-se que a experiência tem mostrado que é possível ensinar piano às crianças de forma remota e síncrona, mas há muito a se aperfeiçoar nessa nova modalidade de ensino. Metodologias precisam ser adaptadas e repensadas para o mundo virtual e, principalmente, existe a necessidade premente de que ambientes virtuais específicos para a aprendizagem de instrumentos musicais e para a prática da música em conjunto sejam criados.