ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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Ensino coletivo de violão e teoria musical na modalidade remoto emergencial: um relato de experiência no PIPBEX
Moacir Emanuel Silva Moreira, Adelson Aparecido Scotti

Última alteração: 2021-10-11

Resumo


Diante da situação atípica enfrentada pela Covid-19, professores e alunos tiveram que sair dos espaços físicos do âmbito educacional e se reinventar, buscando soluções a partir ferramentas digitais. O objetivo desse artigo é relatar as experiências vivenciadas no projeto de extensão PIPBEX denominado Ensino coletivo de violão e teoria musical. Assim como tantos outros, esse projeto aconteceu na modalidade de ensino remoto emergencial. Nessa perspectiva de ensino, o artigo relata os desafios e soluções enfrentadas na execução do projeto em ambiente on-line. Primeiramente, aborda sobre a perspectiva teórica de Ensino Coletivo de Instrumentos Musicais (ECIM) e Ensino Remoto Emergencial (ERE). Em seguida, é feito um panorama do projeto e sua dinâmica de execução. Ainda, explana sobre as adaptações do ECIM para ERE e as ações desenvolvidas para transpor uma proposta de projeto inicialmente presencial para virtual. De maneira geral, o projeto atendeu aos objetivos proposto, dando aos alunos a oportunidade de desenvolver aspectos técnicos ao violão tocando músicas do repertorio do violão popular e conceitos de teoria musical.

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