Última alteração: 2021-10-11
Resumo
Este artigo traz um recorte de uma pesquisa cujo objetivo geral foi investigar o processo de produção de arranjos para piano e violoncelo das composições “Do coco ao coco”, “Cigano”e “Nordeste Sangue e Coração”. Trata-se de obras compostas por mim no ano de 2018, presentes no disco “Nordeste Sangue e Coração”, o qual foi lançado em maio de 2019. Neste texto, contextualizo o mencionado objeto de estudo, historicizando minha trajetória como musicista, sobretudo como compositora, bem como o processo de composição das peças em questão, evidenciando seus aspectos estruturais, estilísticos e formais. Evidencio ainda o processo de colaboração por meio de transcrição das gravações dos ensaios, com o intuito de identificar possíveis elementos que relacionem-se com o violoncelo e o piano no repertório nordestino, além de analisar o processo colaborativo de construção e execução dos arranjos, os quais buscaram trazer elementos inovadores para a linguagem da música nordestina executada ao piano e violoncelo. Após a realização de uma pesquisa bibliográfica, transcrição e análise das peças, gravação dos ensaios – e, posteriormente, das peças em estúdio –, pudemos chegar a um resultado final que demonstra de que forma a interação entre compositora e intérprete para criação dos arranjos das composições pode trazer elementos inovadores para a linguagem da música nordestina executada ao piano e violoncelo.