Última alteração: 2021-11-17
Resumo
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo geral compreender quais exercícios técnicos para a mão direita do violino podem auxiliar na criação de representações mentais. A pergunta norteadora deste trabalho é: quais representações mentais podem ser criadas a partir dos métodos de violino que possam auxiliar no processo de construção da aprendizagem musical? Para isso, realizamos uma pesquisa bibliográfica, descritiva e analítica com abordagem qualitativa, com a finalidade de compreender o fenômeno da representação mental. O trabalho é estruturado em três partes: a primeira parte discute o conceito da representação mental como processo interno; na segunda parte, apresentamos a fundamentação teórica-metodológica da pesquisa; por fim, a terceira parte propõe descrever e analisar quais os exercícios técnicos propostos por Ševčík (1852-1934), Fischer (1997) e Dounis (1886-1954) podem oferecer subsídios para a construção de representações mentais da mão direita do violino, a partir da coordenação do controle muscular, percepção auditiva e compreensão de aspectos técnicos. A investigação consiste na definição de um referencial teórico sobre o tema, recorrendo a áreas da cognição musical, processo de aprendizagem do violino, ensino e performance.
Palavras-chave: Representações mentais; Ensino do instrumento; Métodos de violino.