ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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Do ensinar ao despertar: as concepções de jogo em materiais pedagógicos de música
Veridiana Gonçalves Dias

Última alteração: 2021-11-27

Resumo


O trabalho apresenta os resultados de uma análise de materiais pedagógicos de música que se apropriam explicitamente de elementos lúdicos e os associam à aprendizagem. Busca-se compreender quais são os saberes e objetivos sobre as formas lúdicas privilegiadas por essas fontes, em contraposição às visões de autores que discutem o assunto dentro da área de educação: Tizuko Morchida Kishimoto e Gilles Brougère num âmbito interdisciplinar, e François Delalande e Teca Alencar de Brito na área de educação musical. A pesquisa realizada é de natureza bibliográfica e a metodologia adotada é de caráter qualitativo. A análise é dividida em três eixos: (1) ideias de jogo; (2) papéis do aluno; (3) papéis do professor. Constata-se que as formas de jogo presentes nesses materiais são intimamente relacionadas às suas concepções de infância e educação. Conclui-se que, numa pedagogia que valoriza o jogo, é imprescindível que também se leve em conta os pontos de vista e as condutas dos jogadores em questão.

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