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SPOTIFY: Abordagens Pedagógicas Relacionadas À Sua Influência na Escuta, Livre Arbítrio e Gosto Musical de Adolescentes
Última alteração: 2021-10-11
Resumo
Embora as plataformas de streaming musical tenham passado por um crescimento significativo na última década, são escassos trabalhos que as relacionem ao campo da educação musical e que analisem sua possível influência sobre os estudantes. Neste artigo, são expostas as principais ideias da pesquisa de mestrado que tem como objetivo descobrir, por meio do estudo bibliográfico, entrevistas em grupos focais e entrevistas semi-estruturadas, se existe um padrão variável entre adolescentes de 13 a 15 anos de idade com disponibilidade de acesso diário à internet, usuários e não usuários da plataforma de streaming Spotify, relacionado ao livre arbítrio, forma de encarar a música e à formação do gosto musical, podendo assim saber se ela oferece um impacto diferente das plataformas de escuta musical anteriores, ou se funciona apenas como uma possibilidade de satisfação de gostos musicais previamente formados; assim, considera-se viável que a pesquisa possa apontar possíveis caminhos pedagógicos para a utilização dos recursos positivos da plataforma, e minimização dos possíveis impactos negativos, baseado em conceitos desenvolvidos por educadores.
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