ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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EDUCAÇÃO MUSICAL ESCOLAR: correlações entre tendências pedagógicas e políticas de orientação do Paraná
Alinne Martins de Souza

Última alteração: 2021-10-12

Resumo


Este texto apresenta os resultados da pesquisa de mestrado que tem como tema a educação musical escolar no Paraná, cujo objetivo geral é identificar e compreender as tendências pedagógicas da história da educação musical que influenciam as políticas educacionais para a educação musical escolar na rede paranaense. O referencial teórico dessa pesquisa se constitui a partir das autoras Penna (2012), Fonterrada (2008) e Santos (2012). Na história da educação musical escolar ficaram evidentes as seguintes tendências: Tradicional, Alternativa, Pedagogia Histórico-Crítica, Multicultural e Psicológicas. Os resultados alcançados foram que as políticas de orientação para a educação musical para a rede paranaense não possuem apenas uma tendência norteadora, mas sim características das tendências Tradicional, Alternativa e Multicultural, que se manifestam respectivamente nas provas censitárias, em que arte/música são subjugadas às disciplinas que integram essas provas; ensino polivalente da arte/música e valorização da criação e expressão de sentimentos; conteúdos escolares provenientes dos saberes cotidianos. Destaca-se que essas características não representam as ideias mais poderosas e férteis dessas tendências, elas são as características que historicamente foram motivadoras do afastamento da educação musical da educação básica. Outro fator preponderante é que a falta de clareza de uma tendência norteadora para as políticas de orientações para a educação musical no Paraná também é prejudicial para a consolidação da música na educação básica.

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