ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
Ensino remoto no ensino superior de música: um relato sobre a prática de estágio docência
Gutenberg de Lima Marques, Juciane Araldi Beltrame

Última alteração: 2021-10-12

Resumo


Esta comunicação objetiva relatar uma experiência de prática docente vivenciada no Estágio Docência de um curso de Mestrado em Música. Enquanto embasamento teórico, partiu-se da concepção de educação online apresentada por Edméa Santos (2009; 2019), considerando alguns de seus princípios (PIMENTEL; CARVALHO, 2020). Buscou-se desenvolver práticas pedagógicas que refletissem sobre o ensino de música com as tecnologias contemporâneas, em especial nesse cenário de ensino remoto. Para cada atividade desenvolvida, houve a inserção de ferramentas tecnológicas e digitais, visando a sua aplicação pedagógica, assim como a própria exploração e reflexão da prática. Assim, através da prática docente, foi possível vivenciar intimamente o contexto do ensino remoto no ensino superior de música. Ao planejar, executar, avaliar e refletir a ação pedagógica em um componente curricular no curso de licenciatura em música, foi possível desenvolver habilidades e competências pedagógico-profissionais, mesmo em um cenário de mudanças e desconhecimentos, o ensino remoto. Ter um contato no momento de atuação de Estágio Docência nesse cenário nos conduz a (re)pensar nas práticas docentes que se desenvolvem com as tecnologias digitais, e em como desenvolver ações pedagógicas que sejam significativas e atentas ao contexto digital.


Texto completo: PDF