ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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Artes Musicais Indígenas Africanas: a pedagogia musical de Meki Nzewi
Beatriz de Souza Bessa

Última alteração: 2021-10-18

Resumo


Resumo: o presente trabalho propõe uma reflexão sobre o conceito de artes musicais indígenas africanas a partir da obra do pesquisador nigeriano Meki Nzewi e suas possibilidades de uso na educação básica. Para além da presença da cultura africana na escola, essa pesquisa tem o enfoque no uso de uma metodologia de ensino para a educação musical que esteja em consonância com os princípios epistemológicos do fazer musical dos povos originários da África Subsaariana. Tendo em vista a necessidade de se implementar as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais, assim como dar visibilidade à luta pela representatividade negra no meio acadêmico, esse texto aborda como o conceito de artes musicais indígenas africanas pode ser o alicerce de práticas educacionais criativas, humanizadoras e coletivas. A partir de pesquisa exploratória e bibliográfica na obra de Meki Nzewi e da minha experiência de 15 anos como professora de música no ensino fundamental, constata-se que criar propostas didáticas alternativas à visão eurocêntrica de pedagogia musical pode propiciar experiências relevantes no espaço escolar da atualidade.


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