ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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BNCC e a Educação Musical: um estudo crítico-analítico sobre a música no currículo de uma escola da educação básica em Belém/PA.
BIANCA SOUTO MOTA DA SILVA

Última alteração: 2021-10-19

Resumo


O presente artigo é uma reflexão sobre a música e os processos que envolvem a educação musical na Base Nacional Comum Curricular. A pesquisa tem se desenvolvido, metodologicamente, a partir da leitura do documento BNCC (Base Nacional Comum Curricular) do levantamento de trabalhos acadêmicos e algumas experiências pessoais enquanto educadora em uma escola de Educação Básica. A abordagem da pesquisa se configura como sendo qualitativa quando elucida o fenômeno pesquisado e mantém uma relação de proximidade com o pesquisador. Assim, partindo desses pressupostos, reflexões importantes foram consideradas, tais como: a compreensão da BNCC como sendo um instrumento potencializador das desigualdades sociais por ser um documento de abrangência nacional que tenta regular, vertical e hegemonicamente, os currículos das instituições de Ensino Básico em todo o Brasil.


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