Última alteração: 2021-10-20
Resumo
Esta comunicação versa sobre a Educação Musical em Moçambique: Reflexões e Desafios. Resulta da revisão bibliográfica de uma pesquisa em andamento. Aborda o ensino de Música desde a sua introdução em 2004 à actualidade e faz uma “espreitadela” ao futuro (incerto?) desta disciplina no panorama das escolas públicas nacionais face às políticas educacionais vigentes. Objectiva analisar o ensino de Música partindo dos dispositivos legislativos, dos Planos Curriculares de Formação de Professores e dos Planos Curriculares do Ensino Básico aos Programas de Ensino Básico. Metodologicamente, o estudo privilegia a pesquisa bibliográfica e documental. Foi constatado que os Planos Curriculares e Programas de Ensino Básico não prevêm a continuidade da Educação Musical, muito menos um plano coeso que garanta uma aprendizagem efectiva.. A relevância deste estudo assenta-se no facto de trazer ao debate da Educação a reflexão em volta da “marginalização” da Educação Musical – uma forma de instar aos órgãos de tutela para repensarem o lugar e importância desta disciplina curricular. Os resultados parciais apontam para as deficiências das políticas educacionais moçambicanas pelo facto de não olharem a Educação Musical como uma área de ensino virada para o “saber apreciar e fazer a música” e isso revela-se pela forma como esta disciplina é abordada desde os currículos de formação de professores aos currículos do ensino básico, estendendo-se aos outros níveis do Sistema Nacional de Ensino.