ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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"... Eu acho que ele é gay. Isso é uma bichona. Ele é viado!": uma análise da inclusão LGBTQIA+ no curso de Licenciatura em Música da Universidade do Estado do Pará
Bruno Felipe Sousa Miranda, Tainá Maria Magalhães Façanha

Última alteração: 2021-10-11

Resumo


Este artigo teve objetivo principal analisar o movimento LGBTQIA+ no curso de licenciatura em música da Universidade do Estado do Pará. Especificamente, discutir de que maneira este assunto é incluído no Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Música da UEPA a partir da percepção de discentes (egressos e atuais) e docentes do curso e desvelar as perspectivas dos discentes (egressos e atuais) e docentes do curso dos campi de Vigia, Santarém, Marabá e Belém acerca de como eles veem o desenvolvimento a questão LGBTQIA+ durante a sua formação na UEPA. A pesquisa tem caráter quanti-qualitativo, apresentando dados sistematizados em gráficos, coletados via Google Forms, e reflexões analítico-descritivas dos resultados obtidos. Como resultados, é possível constatar que poucas disciplinas transversalizam temas relacionados à questão LGBTQIA+, mas que a grande maioria dos egressos e docentes do curso se sentem preparados para lidar com tais questões. O que nos leva a refletir que este preparo não se dá durante a graduação, mas em outros níveis e espaços de formação. Assim como, a partir da percepção de grande parte dos colaboradores há situações LGBTQIA+fóbicas no curso, ora de forma velada ora em forma de preconceito “recreativo”, meio pelo qual a sociedade tem perpetuado racismos e exclusões na estrutura social.

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