ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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A formação continuada em Educação Musical para professoras unidocentes a partir de um projeto de extensão
Carolina Cardoso da Silva Rosa, Djeniffer Heinzmann Chassot

Última alteração: 2021-10-14

Resumo


O relato de experiência disserta sobre a realização de uma proposta de formação continuada para professores unidocentes, ofertada por uma Universidade Pública em 2020. O curso teve o objetivo de contribuir para a formação continuada de professores pedagogos atuantes na Educação Infantil, com vistas a potencializar seus projetos pedagógicos, incluindo a música em seus planejamentos. Alguns conceitos e documentos oficiais serviram de base para a realização do curso, como as concepções de unidocência como modus operandi da atuação do professor referência (BELLOCHIO; SOUZA, 2017), a influência deste professor no desenvolvimento musical dos sujeitos (SCHROEDER, 2009), a importância da colaboração entre pedagogos e especialistas em Música (AQUINO, 2008; FURQUIM, 2010), os dispositivos legais que fomentam as propostas de formação continuada (BRASIL, 2015; BRASIL, 2016) e a reflexão sobre importância de uma formação contínua para atualização dos saberes docentes, que são evolutivos e progressivos (TARDIF, 2000). O curso desenvolveu-se a partir de oficinas formativas (CORREA, 2008), tendo como base para a sua estrutura, em termos de conteúdo, Bellochio (2007, p. 10-11) e as dimensões do trabalho pedagógico-musical de Swanwick (FRANÇA; SWANWICK, 2002).  O projeto contribuiu para o atendimento da Resolução 02/2016, no que compete ao dever das universidades de ofertar formação continuada em Música para professores formados em Pedagogia e oportunizou o desenvolvimento profissional das organizadoras. Defende-se a importância da formação musical de pedagogos também como uma aspiração política de democratização do acesso à Arte e a Música nela compreendida, beneficiando diretamente crianças/alunos.

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