Tamanho da fonte:
Parâmetros e critérios para avaliar em música na educação básica: uma análise a partir da literatura sobre avaliação em música no Brasil
Última alteração: 2021-10-13
Resumo
Esta comunicação tem como objetivo apresentar resultados da análise de parâmetros e/ou critérios empregados e propostos para a avaliação em música na educação básica presentes na literatura sobre avaliação em música publicada no Brasil. A análise textual foi empregada como estratégia metodológica autônoma. Foram analisados 14 textos, sendo dez artigos e quatro capítulos de livro. Como resultado, foi identificada a predominância das quatro dimensões de crítica musical — materiais, expressão, forma e valor — da Teoria Espiral de Desenvolvimento Musical de Keith Swanwick, como perspectiva utilizada para pensar parâmetros avaliativos em música na educação básica. A ênfase em dimensões sonoras acompanha a expressão de um entendimento no qual parâmetros não-sonoros são nomeados não-musicais. A definição de critérios é defendida, mas não ocorre a explicitação detalhada destes nos trabalhos analisados. Os resultados sinalizam a centralidade dos aspectos sonoros nos parâmetros e critérios abordados na literatura para avaliar em música. Por fim, ressalta-se a importância da participação de professores/as de música da educação básica na construção de conhecimento da área em pesquisas futuras sobre o tema.
Texto completo:
PDF