Última alteração: 2021-10-12
Resumo
O presente artigo é um recorte de uma monografia de conclusão de curso de graduação (Licenciatura em Música), com o objetivo de investigar e discutir a formação e os espaços de trabalho do pianista acompanhador em coros. A pesquisa parte de uma experiência em um projeto de extensão universitária, na qual uma das autoras foi desafiada a atuar como pianista acompanhadora, e diante de todas as dificuldades que se apresentaram, a pesquisa se mostrou pertinente para colocar o problema da formação do pianista à luz da investigação científica. Nesse sentido, podemos caracterizar esse método de investigação como pesquisa-ação. Foi ainda realizada uma revisão bibliográfica (artigos, monografias, dissertações, teses e livros), onde se buscou embasamento teórico para definir o acompanhamento ao piano, e foram realizadas entrevistas com pianistas acompanhadores de coros (n=4), para identificar as particularidades de sua atividade, a partir de um questionário estruturado. Obteve-se que a aquisição dessas habilidades e competências, em grande parte das vezes, não recebe priorização acadêmica e termina constituída na prática, isto é, no próprio exercício do acompanhamento. Concluiu-se que o acompanhamento é uma prática que necessita de maior desenvolvimento acadêmico, e a maneira como isso ocorrerá permanece em aberto na literatura.