ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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A perspectiva de educadores musicais em formação sobre o Programa Residência Pedagógica
Débora Santos Porta Calefi Pereira, Cássia Virgínia Coelho de Souza

Última alteração: 2021-10-19

Resumo


O presente artigo se configura em um recorte de pesquisa de mestrado em andamento, que se desenvolve no Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade[1]. Tem como objetivo identificar e compreender as contribuições da realização do subprojeto Música do Programa Residência Pedagógica em seu contexto de prática. O Programa Residência Pedagógica (PRP) é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem como objetivo aperfeiçoar a formação prática dos cursos de licenciatura. Neste artigo texto apresento os resultados parciais da pesquisa a partir das perspectivas dos residentes acerca das possibilidades, desafios e contribuições do PRP para suas formações. Foi possível perceber o quão significativo foi o subprojeto Música para a formação dos residentes, o que reitera a importância de considerarmos as possibilidades que políticas como o Programa Residência Pedagógica, representam para o desenvolvimento do ensino de música nas escolas de Educação Básica e para a formação de educadores musicais para atuarem nesse contexto.

[1] Os nomes das instituições e localidades serão inseridos após o processo de avaliação às cegas.


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