ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
Maternais e seus acompanhantes: Aprendizagens Musicais no Ensino Remoto
Janice Vallo Dias da Silva

Última alteração: 2021-11-27

Resumo


O presente artigo tem como finalidade expor o desenvolvimento de atividades musicais propostas a crianças de três e quatro anos durante as aulas remotas, discutindo os diferentes perfis de participação dos acompanhantes[1]. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e participativa em andamento, em que a pesquisadora traz alguns pareceres diante da presença de acompanhantes durante as aulas remotas musicais. Espera-se, com esta pesquisa, indagar que tipo de interferência eles realizam e qual a consequência dessa intervenção no aprendizado musical da criança.

[1] Nesse relato de experiência, utilizamos o termo acompanhantes para descrever o adulto que está acompanhando as aulas síncronas da criança, podendo ser os pais, tios, irmãos, madrinhas, avós, babás, ajudantes. Enfim, a pessoa responsável pela criança no momento da aula.


Texto completo: PDF