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DIMENSÃO INTERNACIONAL NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO MUSICAL NO BRASIL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
Última alteração: 2023-07-17
Resumo
Este trabalho teve como objetivo explorar como a dimensão internacional é integrada na pesquisa em educação musical no Brasil. Fundamenta-se no conceito de internacionalização de Jane Knight e em estudos sobre a internacionalização da produção científica. Foram selecionados 14 periódicos, tanto disponíveis via Acesso CAFe no Portal de Periódicos da Capes quanto de acesso livre, nos idiomas inglês, espanhol e português, e tomados como dados empíricos elementos pré-textuais de 371 artigos publicados nos anos de 2020 e 2021, acrescidos de informações sobre as instituições responsáveis pela publicação dos periódicos e as instituições de vínculo das/os autoras/es. Os resultados indicam que, na amostra estudada, é quase inexistente a difusão internacional da produção nacional da área de educação musical em periódicos internacionais e pouco expressiva a colaboração com outros países. De modo geral, a colaboração bilateral ou multilateral não se mostrou uma tendência da produção abordada, apesar da presença de temas comuns entre os trabalhos analisados. Por fim, são apresentadas considerações com potencial de subsidiar novas reflexões sobre a internacionalização da pesquisa em educação musical no Brasil.
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