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Aspectos vocais da prática no coro escolar juvenil: um estudo introdutório
Última alteração: 2021-10-12
Resumo
O presente artigo tem como tema a construção da consciência vocal no coro escolar juvenil, compreendendo os aspectos fisiológicos da voz do adolescente na faixa etária de 14 a 18 anos. O objetivo primordial deste estudo é, portanto, discutir os aspectos fisiológicos da voz do adolescente, tendo em vista o tratamento adequado dessas vozes em suas especificidades, incluindo a escolha do repertório, dentro da prática coletiva de canto na escola regular de ensino médio. Partindo das nossas inquietações enquanto professores de canto em corais juvenis, nossa meta é compreender as mudanças que ocorrem na voz dos indivíduos na fase da adolescência e quais seriam as metodologias apropriadas para o canto coletivo com alunos do ensino médio. O recurso metodológico utilizado para alcançar os objetivos propostos é a revisão bibliográfica que abrangerá os estudos de Mársico e Cauduro (1978), Carnassale (1995), Costa (2009, 2013, 2017), Mendonça (2011), Franchini (2014), Gaborim-Moreira e Ramos (2016), Kubo e Júnior ( 2016). Os resultados demonstram diversidade terminológica e conceitual neste campo de estudos e que a tarefa do regente de coros de adolescentes envolve outros aspectos que extrapolam os parâmetros meramente musicais.
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