Última alteração: 2021-10-14
Resumo
: Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestrado concluída, pelo PPG- xxxxxx xx xxxxxxxx- XXX que tem como objetivo compreender como o professor de música constrói a sua história de vida profissional com contextos socioeducativo-musicais. Para esta comunicação, apresento o referencial teórico-metodológico – Pesquisa (auto)biográfica. Ao construir a gestão biográfica com o lugar o professor de música, constrói relações de pertencimento com os projetos sociais, cuja história de vida profissional está imbricada com esse contexto sócio-educacional e nos termos de Delory-Momberger (2012) as relações de pertencimento do professor de música nos projetos sociais compreendo que a figuração de um professor faz parte do próprio projeto social, estando diretamente imbricados com contexto. O topoi biográfico do professor de música de projetos sociais lhe permite atuar como partícipe da construção da realidade social e musical do espaço, atuando como agente propiciador do desenvolvimento individual e sociocultural, constitui projetos sociais de si em relação com o outro que também tem a oportunidade de tornarem-se pessoas mais críticas e participativas na sociedade. A partir dessas compreensões este trabalho objetiva compreender a constituição do sujeito com o lugar, ou seja, do professor de música com os projetos socais.
Palavras-chaves: História de vida; Professor de projetos sociais, Constituição do sujeito com o lugar.