Última alteração: 2021-10-10
Resumo
O presente trabalho apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado concluída e esteve amparada em uma abordagem biográfica, a partir da análise de narrativas de histórias de vida (BOLIVAR; DOMINGO, 2006; GOODSON, 1992). Na produção destas, dez professores de piano que atuam nos Conservatórios Estaduais de Música de Música de Minas Gerais (CEM), dialogaram sobre suas trajetórias formativas e profissionais. A partir da análise e discussão das narrativas, emergiram alguns pontos que se apresentaram como fundamentais para a interpretação das trajetórias de formação musical e atuação desses docente discutidas e analisadas por meio de dois eixos temáticos: 1) A Formação Musical e as Relações com a docência no instrumento 2) O Exercício Profissional Docente e as Práticas Pedagógicas desenvolvidas em sala de aula. Refletindo sobre questões pertinentes a formação do professor de instrumento para atuar em escolas especializadas, espera-se que este trabalho venha enriquecer a discussão acerca da formação superior em música no Brasil, traga maior visibilidade aos CEM e aponte caminhos para a formação continuada de seus professores.