ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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Simpósio: Piano Colaborativo
GISELE PIRES MOTA

Última alteração: 2021-10-21

Resumo


As áreas de atuação do pianista são potencialmente e concomitantemente variadas e específicas. Adler (1976) e Katz (2009), entre muitos outros, listam as atividades de solista, professor de piano, camerista, colaborador e correpetidor e suas possíveis subdivisões. Pesquisas sobre o mercado profissional dos pianistas demonstram que a principal modalidade de atuação é o ensino de piano. Entretanto, os egressos relatam que a maior oferta de emprego se encontra na área do piano colaborativo (LEMOS, 2010). Indo ao encontro dessa discussão mais do que necessária sobre as inúmeras possibilidades de atuação do pianista, a  formação do pianista e sua interrelação com o mercado de trabalho, esse simpósio levanta questões sobre o ensino do piano colaborativo, mais especificamente de música de câmara, uma proposta de glossário sobre terminologia da área, discussão sobre a abordagem autoetnográfica como base para construção da performance e o papel do pianista da área de piano colaborativo como facilitador do aprendizado e performance da música em conjunto.



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