GT 1.2 – Epistemologia da educação musical
| Educação Musical e as Leis 10.639/03 e 11.645/08: Mapeamento da produção acadêmica nas Revistas da ABEM de 2003 a 2018 | |
| Flavia Maria Chiara Candusso, Amós Oliveira, Bruno Nery, Marcelo Pinho, Marcelo Saback, Otavio Fidalgo, Renato Alves |
GT 2.1 – Ensino e aprendizagem de música nas escolas de educação básica
| Criarte: uma perspectiva a partir da análise do regulamento interno do programa onde se desenvolve a educação musical no município de Resende-RJ | |
| Gustavo Rapozeiro Franca |
| Educação Musical e Flauta doce: analisando os aspectos de ensino e aprendizagem de alunos do Ensino Médio a partir de uma prática de estágio | |
| Lucas Nascimento Braga Silva, Cristina Rolim Wolffenbüttel, Sinésio Adolfo Fröder |
| A contribuição da educação musical na construção de uma educação profissional tecnológica transformadora | |
| Renata Filipak |
| Canções de roda na Educação Infantil: uma análise dos livros didáticos | |
| Lívia Fernandes Esteves, Marcus Vinícius Medeiros Pereira, Luana Roberta Oliveira de Medeiros Pereira |
| Ensino de música desenvolvido no Instituto Federal da Bahia: contribuições para o encaminhamento de jovens ao ensino superior em música | |
| Marcos de Souza Ferreira |
| O ensino de música na educação infantil: relatos de experiências a partir da prática de atividades musicais realizadas em duas escolas particulares de educação infantil e bilíngue de Belém | |
| Ana Larissa Ribeiro Mauricio, Milene Suanne Narciso Corpes Farias, Jheicy Kethly Corrêa da Silva |
| PROJETO DE EXTENSÃO FLAUTA DOCE: UM ENCONTRO DE SABERES MUSICAIS | |
| Jucélia da Cruz Estumano, Anielson Costa Ferreira, Sonia Maria Moraes Chada, Líliam Barros Cohen, Hélio Jônatas Lima Araújo |
GT 2.2 – Ensino e aprendizagem de música em escolas especializadas de música
| A Importância da Aprendizagem de um Instrumento Musical | |
| Sinésio Adolfo Fröder, Cristina Rolim Wolffenbüttel, Lucas Nascimento Braga Silva |
GT 2.3 – Ensino e aprendizagem de música no ensino superior
| Contribuições de estudos sobre a interação compositor-intérprete para o ensino de instrumento: reflexões sobre a peça Jurema Encantada de Danilo Guanais | |
| Airton Guimarães Fernandes Filho |
| A reformulação dos PPC´s da Licenciatura e do Bacharelado em Música da UFCG: traços de uma experiência colaborativa | |
| João Valter Ferreira Filho, Vladimir Silva |
| A formação de professores de música e o desafio da constituição de um currículo contextualizado socioculturalmente: percepções de uma pesquisa em andamento | |
| João Valter Ferreira Filho |
GT 3.1 – Ensino e aprendizagem de música em contextos sociomusicais não escolares
| O musical “Lino, o menino que queria cantar” – uma experiência com crianças entre 08 meses e 05 anos de idade | |
| Taís Helena Palhares, Luanna Aparecida Batista da Fonseca |
GT 3.3 – Educação musical e inclusão social
| Canto Coletivo Improvisado: uma comunidade de prática musical em âmbito universitário | |
| Uliana Dias Campos Ferlim |
| Música e Síndrome de Down: análise das publicações dos Congressos da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) de 2008-2018 | |
| Vitória Talyta Souza Damasceno, Milene Suanne Farias, Georgy Coutinho |
| O polo de Piano – Casarão dos Azulejos do PRIMA: o processo de cooperação na implantação, consolidação e desenvolvimento do Ensino de Piano em Grupo em um projeto social | |
| Josélia Ramalho Vieira, Priscila Silva Santana, José Edmilson Coelho Falcão |
| Tocando em Frente ao Ensinar e Aprender: A Roda de Musicalidade do CESAS | |
| Uliana Dias Campos Ferlim, Éveri Sirac Nogueira, Ismael S. Rattis, Maria Helena Alves de Jesus |
GT 4.1 – Experiências e ações educativo-musicais em cursos de formação de professores
| O CORAL INFANTOJUVENIL E OS DESAFIOS DE PEÇAS A TRÊS VOZES | PDF () |
| Luanna Aparecida Batista Fonseca |
GT 4.2 – Formação inicial e continuada
| Música em movimento: uma experiência com a formação continuada de professores | |
| Pedro Augusto Dutra de Oliveira, Mariana Barbosa Ament, Mariana Galon da Silva, Natália Búrigo Severino, Ilza Zenker Leme Joly, Renata Franco Severo Fantini |
| O subprojeto “Música” do Programa Residência Pedagógica da Universidade Estadual de Maringá | |
| Cassia Virginia Coelho de Souza, Debora Santos Porta Calefi Pereira, Murilo Alves Ferraz, Vania Malagutti Loth |
ABEM