Última alteração: 2019-10-18
Resumo
Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de doutoramento na qual se desenvolveu uma abordagem de ensino-aprendizagem do Piano Funcional para o formato de grupo e que contemplou atividades com e sem o uso da notação musical. A pesquisa como um todo teve como principal objetivo compreender os processos de ensino-aprendizagem que incluem o tocar de ouvido e o papel que esta prática desempenha no desenvolvimento da literacia musical. A metodologia desenha-se numa investigação-ação realizada com duas turmas de cinco alunos ao longo de um semestre letivo em um curso superior de Música e os dados que aqui se apresentam foram coletados através do método focus group e da minha observação participante. Ao considerar que a investigação-ação contempla uma família de metodologias que incluem a mudança e a compreensão do objeto (COUTINHO, 2014), aqui se apresenta apenas um estudo exploratório de algumas intervenções realizadas no contexto analisado. Este recorte apresenta uma dimensão da abordagem que consiste na sua adaptação à falta de uma estrutura física adequada ao ensino de piano em grupo nas Universidades. À luz de pressupostos teóricos da aprendizagem colaborativa (CREECH, 2019), tem-se como objetivo compreender de que forma as estratégias utilizadas na abordagem em razão da adaptação mencionada resultou nos processos de ensino-aprendizagem dos alunos. Os resultados sugerem que as aulas de piano em formato de pequenos grupos sem o uso de fones de ouvido favorecem a interação e a troca de conhecimentos entre os alunos e propiciam um ambiente de observação no qual se podem perceber diferentes estilos de aprendizagem. Estas estratégias que contemplam diferentes estilos de aprendizagem, por um lado, tendem a reforçar os conteúdos trabalhados em aula, e por outro, a tornar a abordagem mais inclusiva.