ABEM, XXIV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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A proximidade entre pares como estímulo ao ensino e aprendizagem musical
Fernando Macedo Rodrigues

Última alteração: 2019-10-16

Resumo


Este texto é um recorte da pesquisa de Doutorado do autor, na qual discutiu-se os processos de aprendizagem não-formal e as práticas informais de aprendizagem musical na oficina de música do projeto PIBID/UEMG, em uma escola pública de ensino médio de Belo Horizonte. Foi investigada a aplicabilidade e adaptação destas abordagens em um contexto escolar brasileiro e a possibilidade de serem utilizadas como instrumentos de estímulo aos processos de prática, ensino e aprendizagem musical. Utilizando a metodologia da pesquisa qualitativa e coleta de dados a partir de observações, questionários, entrevistas, além de vídeos gravados durante as atividades, foi possível levantar as opiniões e concepções dos participantes, que eram cinco bolsistas do projeto e vinte alunos da escola, sobre as atividades musicais desenvolvidas durante o ano letivo de 2014. Durante estas atividades verificou-se um compartilhamento de estratégias, informações e aprendizagem entre bolsistas e entre os alunos. De forma mais específica, a aprendizagem entre pares foi identificada principalmente entre bolsistas e entre alunos, nas diversas situações ocorridas durante a oficina, tanto nos momentos da aprendizagem não formal quanto nas atividades relacionadas às práticas informais de aprendizado musical. A oficina de música no projeto PIBID/UEMG proporcionou momentos para a aprendizagem entre pares, modalidade que estimulou o aprendizado musical e enriqueceu sobremaneira tanto as atividades musicais desenvolvidas quanto no fortalecimento das relações interpessoais entre seus participantes.

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