ABEM, XXIV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
A Musicalização no Programa de Música Jacques Klein
Hayrles da Conceição Freitas de Moraes Alcântara, Liu Man Ying, Dora Utermohl de Queiroz

Última alteração: 2020-03-22

Resumo


Esta pesquisa tem como tema central o processo de formação musical dos alunos de iniciação musical do projeto social: Programa de Música Jacques Klein - PMJK. Em entrevista grupo focal realizada com os alunos das turmas de musicalização em 2016 os alunos falaram sobre o significado do projeto para eles, o que eles mais gostavam com relação ao conteúdo e sobre os professores. Três anos após essa entrevista tem-se mudanças concretas no projeto social. A metodologia utilizada foi abordagem qualitativa em um estudo de caso e a coleta de dados foi feita através de revisão bibliográfica, análise do projeto político pedagógico e entrevistas. Compreender a visão dos alunos das aulas de iniciação musical em 2016 mostrou-se de suma importancia para pomover mudanças significativas no contexto do projeto.

 


Texto completo: PDF