ABEM, XXIV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
A (re)unificação do saber musical fragmentado em cursos de formação de professores de música: a pedagogia musical Wuytack sob a perspectiva da musicalidade abrangente
Sergio Luis de Almeida Alvares

Última alteração: 2019-10-18

Resumo


O estudo aborda a (re)unificação do saber musical fragmentado na formação de professores de música e tem como objetivo investigar os processos educativos nos cursos de pedagogia musical ministrados por Wuytack (2017) durante os anos de 2014 a 2017 no Brasil e em Portugal. O estudo adota como referencial teórico o conceito de musicalidade abrangente apresentado por Álvares (2016) referente à integralidade do conhecimento musical. Os procedimentos metodológicos incluem breve revisão de literatura seguida de coleta de dados via observação participativa com análise descritiva. Os resultados apontam para uma sinergia conceitual nos processos educativos envolvidos no estudo e sinalizam conteúdo substancial para futuras pesquisas e ações em educação musical.

Texto completo: PDF