ABEM, XXIV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
O perfil do discente de música na EaD: um olhar para a especialização em nível de Pós-graduação Lato Sensu da UnB
Vanessa de Souza Jardim, Paulo Roberto Affonso Marins, Murilo Silva Rezende

Última alteração: 2019-10-16

Resumo


Este estudo tem como foco o analisar o perfil do discente em música na Educação a Distância (EaD), tendo como lócus de pesquisa o curso de Especialização Lato Sensu em Música – Práticas Musicais em Contextos Educacionais ofertado pelo Departamento de Música da Universidade de Brasília (UnB) por meio do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). Tal curso visa a formação continuada de professores de música. Por este motivo, e também pelo fato de que em um curso de música a distância é importante atentar para o perfil dos discentes, visto que a referida modalidade exige aptidões específicas, como, por exemplo, autonomia, tempo, organização e conhecimento tecnológico, este estudo teve como objetivo principal analisar o perfil do discente do referido curso. Especificamente, o intuito foi mapear o perfil dos discentes e discutir as características desse perfil para a EaD com foco principalmente na formação acadêmica desse profissional. O percurso metodológico constituiu-se em uma análise documental englobando edital, Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e registros disponibilizados em um fórum de apresentação no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Espera-se que este estudo possa trazer reflexões e novas formas para reconfigurar outras ofertas de curso música na EaD e/ou cursos em andamento, visto que a modalidade a distância passa por constantes mudanças e torna-se necessário possíveis adequações, principalmente em se tratando de cursos de música a distância.


Texto completo: PDF