ABEM, XXIV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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Música indígena em sala de aula: legislação e prática docente de professores de música do Ensino Fundamental em tempos de crise
Marcus Venicius Alves Silva, Cristiane Maria Galdino de Almeida

Última alteração: 2019-10-18

Resumo


Esta comunicação apresenta os resultados de Trabalho de Conclusão de Curso, que teve como objetivo geral compreender quais são as concepções de professores de música de distintas redes de ensino – pública e particular – acerca da música indígena e de seu ensino. Foi realizado um estudo com três professores de música, a partir de entrevistas semiestruturadas, que teve como fundamentação teórica a sociologia das ausências, de Boaventura de Sousa Santos. Dentre os resultados, destacamos, neste texto, os referentes ao ensino de música indígena nas aulas de música e à legislação educacional brasileira, em especial, a Lei 11.645/08. Os docentes julgam que a Lei não é suficiente para preencher as lacunas da herança colonialista. E, em contrapartida, fizeram sugestões, entre as quais, a necessidade de uma abordagem mais incisiva da música indígena nos cursos de licenciatura. Além disso, sugerem que sejam ultrapassadas as barreiras acadêmicas, e que agreguemos forças às mobilizações indígenas, procedimentos imprescindíveis para uma educação musical em tempos de crise, como atos de resistência.


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