Última alteração: 2019-10-18
Resumo
A pesquisa trata da aprendizagem de instrumento nos pontos de importância nas concepções conceituais de jovens/adolescentes executantes de aulas de instrumento e orquestra. Buscou trazer reflexões, avaliações e teorias acerca da aprendizagem de instrumento evidenciando abordagens de ensino, ações pedagógicas e impactos. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa. Através do método de pesquisa via internet os dados foram coletados na rede social Facebook. A análise dos dados originou um caderno de categorias proximais para a análise dos resultados, que demonstram ações de ensino que provocaram impactos significativos de aprendizagens. Tais dados evidenciam uma série de conceitos de importâncias para a aula de instrumento. Nesse sentido, o trabalho traz interlocuções com autores científicos da educação musical e sociologia para compreender o ensino de instrumento na utilização da ótica da juventude. A pesquisa utiliza uma abordagem atual de Educação Musical assim como registra conceitos sobre o ensino de instrumento na área de cordas friccionadas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo).