ABEM, XXIV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
O canto coral em diferentes contextos: um olhar comparativo entre um projeto social na periferia de Belém e uma escola particular de ensino básico em Ananindeua/Pará
Sâmela Cristina de Souza Jorge

Última alteração: 2019-10-18

Resumo


Este relato aborda o ensino de canto coral desenvolvido em dois contextos – um projeto social e uma escola particular. As descrições foram possíveis a partir da disciplina práticas educativas II do curso de Licenciatura em Música da Universidade do Estado do Pará, que proporcionou o estágio de semi-participação em sala de aula. Com base em concepções de Educação Musical que enfatizam a prática musical como um fenômeno transversal, construída a partir de um contexto social, este trabalho tem por objetivo, além de descrever os contextos de cada campo, compará-los com vista à compreensão de suas diferenças e proximidades, salientando ainda, a reflexão de como as particularidades de cada instituição influenciam a escolha metodológica do professor. Para tanto, lançamos mão da observação participante e da abordagem qualitativa de pesquisa. Os resultados revelam diferentes demandas por parte dos alunos, sugerindo a necessidade de conhecimento e adequação do docente ao contexto social, para um melhor desenvolvimento de suas atividades.

Texto completo: PDF