ABEM, XXIV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
Motivação para a aprendizagem do teclado: Um estudo com alunos do Projeto Prelúdio
Augusto Schneider, Daniele Isabel Ertel

Última alteração: 2019-10-17

Resumo


Esta pesquisa concluída tratou de investigar a influência de fatores motivacionais no aprendizado dos alunos de teclado, tendo como lócus o Projeto Prelúdio, de Porto Alegre/RS. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa tendo como pressuposto metodológico o estudo de caso. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas, observações não participantes e coleta de documentos. Foram investigados os alunos de teclado do projeto Prelúdio, que se constitui em um programa de Extensão em educação musical para crianças e jovens de até 18 anos de idade. Os dados foram coletados e analisados através da análise de conteúdo. A partir desta pesquisa foi possível observar os diversos fatores que influenciam na motivação dos alunos, como: repertório, método (livro didático), interação em grupo (ensino coletivo), processo de experimentação e contato com o instrumento, relação professor-aluno e influência da família.

Texto completo: PDF