ABEM, XXIV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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Musicografia Braille: um recurso para a Compreensão Musical
Vinicius Alves Maciel

Última alteração: 2019-10-18

Resumo


Nos limites deste texto, apresentamos uma revisão bibliográfica de livros, teses e documentos oficiais com objetivo de sustentar uma pesquisa de graduação, em andamento, com a finalidade de compreender a importância da Musicografia Braile no ensino do aluno cego ou com deficiência visual e o seu papel na compreensão musical deste público específico e foram utilizados os descritores: educação musical, musicografia braile, educação especial. Para tanto, foram investigadas as produções relacionadas ao desenvolvimento de técnicas de ensino da música para alunos com deficiência visual. Particularmente, nosso interesse é na prática do ensino musical por intermédio da Musicografia Braille e tecnologias empregadas para a formação e prática musical, assim como o desenvolvimento cognitivo deste público de maneira a compreender como acontece sua compreensão musical. Os resultados parciais encontrados mostraram que são poucas as pesquisas e textos produzidos sobre o tema, ainda que quando analisadas as três áreas do conhecimento em sua singularidade. Apesar disso, foi possível estabelecer um diálogo teórico e conceitual com a bibliografia encontrada e o tema proposto para desenvolvimento de investigação. Entendemos que a discussão sobre o tema – o ensino da música para alunos com deficiência visual no ensino comum1– ainda é muito recente no meio acadêmico, embora haja pesquisas isoladas em cada uma das áreas consideradas neste estudo. Nesse sentido, foi possível constatar que já existem profissionais e pesquisadores que se atentaram para o tema e suas possibilidades de futuros desdobramentos, na busca de alavancar as discussões com futuros educadores e pesquisadores.

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