Última alteração: 2019-10-18
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo compartilhar os resultados parciais obtidos no projeto de extensão “Flauta doce: um encontro de saberes musicais” aprovado no edital do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX 2019) e na Coordenação de Pesquisa e Extensão da Escola de Aplicação da UFPA (COPEX/EAUFPA 2019). O projeto tem por objetivos: Ensinar a tocar o instrumento musical flauta doce; promover a aprendizagem de música por meio do instrumento flauta doce; tocar repertórios musicais diversos na flauta doce; cultivar a prática de apresentar-se em público e criar, adaptar e difundir repertórios para flauta. O projeto é desenvolvido na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EAUFPA), atende crianças e adolescestes, tanto vinculados como não vinculados à escola. Os autores escolhidos para fundamentar o trabalho dialogam diretamente com a educação musical, especialmente sobre a educação do talento de Suzuki (1983) e Mateiro e Ilari (2011). Na área de educação traçamos um dialogo com Setton (2002a, 2002b e 2009) na perspectiva da relação da educação do talento com as instâncias socializadoras, família, escola e mídia. Os resultados apresentados estão sendo coletados por meio de Pesquisaação e apresentam resultados parciais, pois o projeto encontra-se em andamento. Até o momento apontamos que o resultado tem sido salutar, pois além de musicalizar as crianças por meio da flauta doce e formar um grupo artístico; estamos integrando e dialogando com as instâncias socializadoras: família, escola, mídia e música, agregando um verdadeiro encontro de saberes.