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Diferenciação Curricular no Contexto das Aulas de Canto dos Cursos de Bacharelado em Música das Universidades Federais Brasileiras
Última alteração: 2019-10-17
Resumo
Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de pós doutorado em desenvolvimento que pretende compreender o modo como a diferenciação curricular se manifesta no contexto das aulas de canto nos cursos de bacharelado em música no Brasil. Ao longo dos últimos anos houve uma expansão significativa dos cursos superiores de música no país, além da política das cotas, que levou para a universidade um público muito mais diverso. Dentro deste contexto, a diferenciação torna-se matéria de particular relevância, uma vez que, com respaldo nela, se pode idealizar a construção de práticas curriculares que proporcionem a todos os alunos, dentro das suas capacidades, iguais oportunidades de apreensão do saber/currículo. Considerando estes aspectos, procura-se com a investigação perceber se os professores de canto, no âmbito dos cursos de bacharelado em música, promovem uma efetiva flexibilização do currículo aos alunos, com os seus diferentes perfis e percursos de aprendizagem, ou se mantêm práticas iguais para todos os discentes. Para o efeito, propõe-se recorrer a uma metodologia mista que inclui, no que concerne à abordagem quantitativa, à aplicação de um questionário a alunos dos cursos de bacharelado em música, habilitação canto, de todas universidades federais brasileiras que possuem esta habilitação. Relativamente à abordagem qualitativa, propõe-se realizar entrevistas com professores e alunos destas instituições selecionados dentro de criteriosos processos metodológicos. Considera-se que este estudo pode ser prolífico para a compreensão das questões da diferenciação curricular no ensino superior de música brasileiro e para a promoção de reflexões sobre como o canto é ensinado/aprendido neste contexto.
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