Última alteração: 2019-10-18
Resumo
Este texto apresenta e discute a experiência pedagógico-musical em campo de estágio no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás (Cepae/UFG) nas aulas do 5º ano do Ensino Fundamental, turno matutino, durante o segundo semestre de 2018. Trata-se de um relato de experiência requerido pela disciplina “Estágio Supervisionado 6: Espaço Escolar” do curso de Música-Licenciatura: Educação Musical da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (Emac/UFG). Podemos destacar como os principais pilares do estágio a observação, a intervenção docente e a pesquisa-ação. Aqui, serão relatadas as impressões e sensações do ponto de vista do estagiário, ou seja, as experiências vivenciadas nas aulas de música da escola, em especial a relação didática com os saberes musicais e com as crianças. Através de embasamento teórico e reflexões críticas chega-se à conclusão de que o estágio é uma importante ferramenta para a formação profissional do graduando em música.