ABEM, XXIV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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Educação Musical e Deficiência Visual: a inclusão auxiliada pelas Tecnologias Assistivas
Pâmela Araújo Moura

Última alteração: 2019-10-17

Resumo


A inclusão precisa ser pensada como campo emergente da educação musical. Isso requer um olhar sensível do educador musical para buscar a formação para além dos currículos, bem como recursos didáticos-metodológicos que auxiliem o processo da inclusão. O objetivo é refletir o processo da inclusão num entorno heterogêneo com o auxílio de recursos das tecnologias assistivas. Neste trabalho serão utilizados aportes teóricos proveniente da educação musical inslusiva e adaptações de materiais, BEZERRA, 2016; BONILHA, 2006; GIESTEIRA, 2013; JOLY, 2003; OTA, 2014, TOMÉ; 2003 e SANTOS, 2018. Exponho algumas possibilidades de atividade apoiadas aos métodos ativos. Considero a partir das reflexões que, a busca por recursos que possam possibilitar a inclusão e integração de pessoas com deficiência em meio ao contexto educacional, é importante para o acesso aos conteúdos comumente distribuídos em sala. E ainda o quão significativo é para o educador promover esse processo