ABEM, XXIV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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Perspectiva histórica em temáticas de música e educação: acervos, fontes de pesquisas e atuação de professoras particulares de música
Inês de Almeida Rocha, Clara Fernandes Albuquerque, Roberta Mourim

Última alteração: 2019-10-16

Resumo


Este Simpósio apresenta recortes de pesquisas em andamento, desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa GEPEAMUS, com tipologias de fontes e acervos inéditos. Essas investigações, embora abranjam temporalidade ampla, demonstram possibilidades distintas que a perspectiva histórica possibilita para o conhecimento sobre práticas de ensino, aprendizagem e música. Nesse sentido, destaca-se que oferecer visibilidade ao trabalho de professoras de música que atuaram na formação de musicistas é entendido como uma estratégia para alterar a memória construída sobre mulheres. O trabalho de Mme Sant Julien, professora que atuou em meados do século XIX, é aqui analisado a partir de coleta de dados em periódicos e almanaque publicado na década de 1840. A pesquisa sobre o trabalho de Monina Távora, meados do século XX, é analisado a partir da própria autobiografia não publicada, fonte que indica práticas pedagógicas no âmbito da alta performance violonística. Já o estudo sobre os Projetos de Iniciação Científica, apresenta contribuição sobre as práticas musicais na Educação Básica, a partir da análise da cultura material escolar, e sobre a formação inicial de pesquisa a nível de Ensino Fundamental e Médio. As fontes de pesquisa pouco valorizadas utilizadas nestes trabalhos (dentre elas: almanaques, autobiografia e cultura material escolar), é um dos fios condutores que congrega os textos. Acredita-se que o Simpósio, ao estudar objetos a partir de abordagens metodológicas específicas da História da Educação Musical, contribui para a construção de novos conhecimentos, novas perspectivas de análises, que permitam embasar a elaboração de estratégias de enfrentamentos para questões que nos afligem na atualidade.


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