Última alteração: 2019-10-17
Resumo
Este artigo é um recorte de pesquisa de mestrado que buscou identificar a forma com que a prescrição curricular dos conteúdos de música se configura na organização do trabalho pedagógico em uma escola de anos iniciais da rede pública do DF. O modelo de objetivação do desenvolvimento do currículo proposto por Sacristán (2017) constitui o principal referencial teórico da pesquisa que parte da análise do currículo prescrito ao currículo em ação. O texto apresenta a estruturação do currículo prescrito para o ensino de música nos anos iniciais numa análise construída a partir da Teoria Fundamentada (CHARMAZ, 2009). Conclui-se que o Currículo em Movimento do Distrito Federal propõe para o ensino de música na escola um formato que pode, na prática, basear-se no modelo C(L)A(S)P, conforme é entendido por França e Swanwick, 2002. Encontros de interdisciplinaridade previstos na proposta podem ser ampliados para maior proximidade dos conteúdos de música às demais áreas do conhecimento, como convém a uma organização pedagógica baseada numa proposta que se apresenta como Currículo Integrado, como é o caso do currículo do DF.